Membro da Rede Internacional da Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas "TALITHA KUM"

27 de abril de 2012

Un novo núcleo da Rede Um Grito pela Vida no Pará


por Gabriella Bottani, imc


O Núcleo da Rede Um Grito pela Vida da CRB do Pará foi oficialmente constituído nos dias 21 e 22 de abril de 2012, como resultado de um encontro formativo sobre o tráfico de pessoas. O encontro realizado em Belém foi  assessorado por ir. Gabriella Bottani e ir. Fátima Barbosa da coordenação nacional da Rede Um Grito pela Vida. A Vida Consagrada no Pará escolheu de não ficar indiferente diante desta grave violação dos diretos humanos, unindo forças, para construir redes de solidariedade e vida.

16 de abril de 2012

A Rede Um Grito pela Vida de Fortaleza organiza seu terceiro curso de formação para multiplicadores


por Adital
A Rede Um Grito pela Vida de Fortaleza promoverá nos próximos dias 21 de abril e 5 de maio, o 3º Curso de Formação de Multiplicadores para Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos (TSH). A atividade será realizada na Casa das Irmãs do Bom Pastor, no Bairro Jacarecanga, das 8h30 às 17h, na capital cearense.Adital
As vagas para o curso são prioritárias aos jovens, profissionais atuantes na área de tráfico de pessoa e líderes comunitários. No entanto, também podem se candidatar pessoas interessadas em trabalhar com TSH. Para isso, os/as interessados/as deverão enviar alguns dados, como nome completo, data de nascimento, RG, contato telefônico, endereço virtual e a profissão para o email redeumgritopelavidafort@yahoo.com.br
Será cobrada uma taxa simbólica de R$5,00.
O curso será dividido em duas etapas. A primeira será no dia 21 de abril e contará com a participação do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) do estado do Ceará; da Dra. Andréa Costa, ex-coordenadora do NETP, professora universitária e pesquisadora na área de tráfico de seres humanos, e das Irmãs da Rede no âmbito local e nacional. Esta etapa se ocupará da definição de conceitos do TSH, aprofundamento do tema e promoção de ações preventivas entre os grupos de risco. Na segunda e última etapa, no dia 5 de maio, estará presente o advogado Renato Roseno, que explicará as leis, o contexto - nacional e internacional -, assim como as causas do tráfico de pessoas.

Rede Um Grito pela Vida em Tianguá, CE

por Gabriella Bottani, imc


No dia 14 de abril de 2012 a Rede Um Grito pela Vida, ir. Áurea Marquez e ir. Gabriella Bottani da Rede Um Grito pela Vida do Regional da CRB de Fortaleza, assessoraram um do Núcleo da CRB de Tianguá, na região da Serra de Ibiapaba, uma região de divisa entre Ceará e Piauí. O encontro, realizado na cidade de Ibiapina, contou coma participação de cerca de 20 religiosas e tinha como objetivo refletir sobre a realidade do Tráfico de Pessoas na Região e a atuação da Rede Um Grito pela Vida.O encontro foi um momento de grande enriquecimento para todas as pessoas que participaram. Destaque teve a reflexão e a partilha sobre a realidade da Serra de Ibiapaba, uma região de grande passagem, do Ceará para muitos estados (Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Distrito Federal). Esta região serrana é muito fértil e conhecida pelas grandes produções agrícola, sobretudo pelas hortaliças. Na cidade de Tianguá tem uma das três CEASA do Estado do Ceará. A região é também conhecida pela grave situação de exploração sexual de crianças e adolescentes. As pessoas que participaram do encontro organizado pela Rede Um Grito pela Vida partilharam relatos de tráfico de pessoas acontecidos na região. Foi relatado que é comum a prática de pessoas passarem pelas casas pedindo às famílias de dar um filho ou uma filha adolescente para oferecer uma vida melhor em outro lugar do País: pais deixaram partir um filho adolescentes para o Acre, recebendo R$ 500,00, depois de um ano perderam todos os contatos e não souberam mais nada do próprio filho. Adolescentes  são "vendidos/as" por 250 ou 300 reais, em troca de uma promessa de trabalho e estudo, não se sabe exatamente para onde estes jovens são levados, alguns para o trabalho nos cambiais, para a Região Norte, outros para Canindé. Marcante foi o relato de uma das participantes que tornou-se testemunha do desespero de uma mãe de uma adolescente de 16 anos, esta mulher via a filha desmaiar quando voltava do trabalho nas hortaliças, tratadas com agrotóxicos. Os jovens trabalhadores não tem nenhuma proteção para este trabalho para ganhar de 8 até 10 reais por dia de trabalho.O encontro terminou com o compromisso de 6 participantes de começar um grupo da Rede Um Grito pela Vida nesta Região, priorizando o trabalho preventivo no Enfrentamento ao tráfico de pessoas, uma violação tão grave dos direitos humanos e tristemente presente nesta região.


"Igreja no Brasil" acolhe ir. Aline Steur da Rede Um Grito pela Vida da CRB BA/SE


No último dia 05, Ir. Aline Steur-CSC da Regional - BA/SE,
foi entrevistada pela Pascom, com algumas questões sobre a Rede Um Grito pela Vida. A entrevista será exibida no programa "Igreja no Brasil - CNBB"

Seguem anexos, os vários horários de exibição nos canais de redes católicas.


Igreja no Brasil nas TVs
(Horário de Brasília)
TV APARECIDA, ela acontece sábado 5h15 e domingo 6h30.
Emissora
Segunda
Dia 09
Terça
Dia 10
Quarta
Dia 11
Quinta
Dia 12
Sexta
Dia 13
Sábado
Dia 14
Domingo
Dia 15
Canção Nova
 
 
 
01:00 (reprise)
 
 
07:00
TV Nazaré
20h30
 
 
 
 
07h30
(reprise)
 
TV Horizonte
 
 
 
17:00
08:00
(reprise)
13:00
(reprise
 
TV AparecidaOK
 
 
 
 
 
5:15
6:30 (reprise)
TV Século 21
 
 
 
 
20h30
 
07h15
(reprise)
Rede Vida OK
 
 
 
11h30
 
 
 
TV Imaculada
 
 
 
20h30
 
 
16h00 e 20h00 (reprises)
 
 
 

7 de abril de 2012

No último dia 31 de março, irmã Roseli esteve reunida com 41 religiosas e religiosos membros do núcleo da CRB de Campinas – SP, refletindo sobre a realidade gritante do tráfico de pessoas, partilhando sobre a formação que recebemos da UISG e OIM,  e apresentando a Rede um Grito pela Vida.
 
a COORDENADORA DO NÚCLEO CAMPINAS EXPRESSOU SUA GRATIDÃO À REDE:
Muito obrigada pela gentileza em enviar os materiais usados em nosso encontro.
Aproveito a chance para novamente dizer que, o encontro foi muito bom! Acredito que muitos horizontes foram abertos graças a presença da senhora em nosso meio.
As religiosas (os) e leigos que estavam presentes gostaram muito!
Deus lhe abençoe e lhe conceda tudo o que necessitas para continuar firme na caminhada.
Que a Páscoa de Jesus e nossa, nos ajude a firmar nossos passos nessa caminhada, para assim podermos ajudar nossos irmãos (as),
que sofrem pelo TSH.
Obrigada!!!
FELIZ PÁSCOA!!!

2 de abril de 2012

Palestra na Diocese de Santos


por ir. Antonietta Augusta Semprini de Abreu

Em nome da nossa Rede Um Grito pela Vida, Regional de São Paulo, tive a oportunidade de ir a Santos falar para o Bispo D. Jacyr Francisco Braido, Carlista, para os Padres da Diocese e Religiosas / os sobre o tema que nos foi solicitado, assim como para o Conselho de Leigos da diocese: O Tráfico de Pessoas e a Copa.
A Ir. Henriqueta Spinola, das Cônegas de Sto Agostinho, fez a minha apresentação e me hospedou em sua comunidade, a quem muito sou grata.
Foi uma experiência muito interessante para mim, começando pela pessoa de D. Jacyr, que me disse ter sido membro do CELAM, e, de 1978 a 1985, foi assessor da CNBB na Pastoral da Mobilidade Humana, no setor de Pastoral Social e Coordenador da Campanha da Fraternidade e Subsecretário Geral.
Ele, na verdade, tem um currículo invejável. Pelo fato de ser missionário e com rica experiência na área social, estimulou os Padres, Religiosos/as e Leigos a se abrirem a esta temática, na reunião mensal do clero (22 de março/2012).
De acordo com o público alvo, comecei a palestra com a palavra de D. Antonio Maria Veglió - Presidente Pontifício do Conselho Pastoral para Migrantes e Itinerantes, que aconteceu em Roma/2009, no Congresso das Religiosas em rede contra o Tráfico, evento promovido pela UISG.
É necessário uma renovada solidariedade na comunidade cristã e entre as congregações religiosas e movimentos eclesiais, nas novas comunidades, nas instituições e associações católicas, a fim de dar maior atenção e`visibilidade´ no serviço pastoral às mulheres exploradas pela prostituição, uma missão na qual, no centro, está o anúncio explícito da Boa Nova da libertação integral em Jesus Cristo”.
Também fiz referência ao compromisso assumido pela CNBB, explicitado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, (nº 107 e 111).
Informei-os da trágica situação das mulheres traficadas, apresentando-lhes em um vídeo o depoimento sofrido de uma brasileira traficada.
Falei-lhes ainda das causas e consequências do Tráfico hoje e os riscos que mulheres e crianças correm, sobretudo em época dos megaeventos, como o tráfico, o trabalho análogo à escravidão, a exploração sexual das crianças e adolescentes, aumento do trabalho infantil...
Sugeri-lhes vários compromissos se se sentissem sensibilizados, entre aqueles o compromisso de continuar o processo de mobilização em prol de uma Campanha da Fraternidade sobre o Tema em 2014.
Os participantes fizeram muitas perguntas, mostrando-se bastante tocados com a apresentação do tema e alguns me deram seu e-mail para eu repassar-lhes o material que fora trabalhado. A mesma coisa aconteceu com o Conselho de Leigos da diocese para quem falei sobre o TSH, nesse dia, à noite.
No final fui entrevistada para a Rede Vida pela jornalista da Diocese.
Quando voltei a SP, comuniquei-me com D. Jacyr agradecendo-lhe a acolhida e a oportunidade de falar na sua diocese e tive o seguinte retorno:

QUERIDA IR. ANTONIETA, EU DEVO AGRADECER PELA SUA DISPOSIÇÃO EM ENFRENTAR ESTE TEMA TÃO DELICADO! EU PROCURO ME INTERESSAR POR TODOS OS PROBLEMAS DA MOBILIDADE HUMANA. ESTE É UM, MUITO TRISTE E CONSTRANGEDOR! COMO PERCEBEU, PROCUREI ME INTERESSAR POR ELE EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO! VAMOS EM FRENTE! DOM JACYR”